Loading...
Home | NOTÍCIAS | AIXAM: o número 1 dos carros sem carta

AIXAM: o número 1 dos carros sem carta

Em 2022, a Aixam foi em França a marca leader do mercado de quadriciclos ligeiros, com motor a diesel com uma quota de mercado de 58,6%. Este domínio tão significativo de uma marca sobre as restantes é sem dúvida um fenómeno raro no mercado automóvel. A segunda marca do mercado em França tem apenas 18,6% de quota, ou seja a Aixam triplica a quota do segundo concorrente.

 

Também em Portugal, e durante o ano de 2022, a Aixam foi a marca leader em Portugal, neste segmento de carros sem carta e com motor diesel, com uma quota de 43,3%.

 

Ser o líder deste mercado em França, Portugal e em toda a Europa, não é fruto do acaso, pois confirma uma histórica liderança da Aixam desde há 30 anos, solidificada pela preferência dos Clientes.

 

Um dos principais pontos fortes da marca Aixam é a fiabilidade de construção desta marca francesa pertencente ao grupo Polaris (líder mundial no mercado de veículos de lazer e aventura), assim como outros:

 

  • O motor que equipa os Aixam é da marca japonesa Kubota, cuja qualidade é imbatível;
  • A célula de segurança em alumínio perfilado é a mais robusta do mercado;
  • Concepção do veículo a pensar na segurança do condutor, evitando por exemplo ângulos mortos na visão do condutor;
  • A Aixam realiza periodicamente testes de colisão com os seus carros;
  • A Aixam é a marca com mais variedade de modelos;
  • É a única marca do segmento a oferecer a opção de ABS;
  • Rede eficaz e muito experiente, oferecendo uma garantia de após-venda sem igual;
  • Desvalorização mínima no preço venda quando usado.

 

Acreditamos que assim é fácil perceber porque razão a Aixam é a escolha número um do mercado.

 

No mercado francês a quantidade de carros sem carta novos vendidos em 2022 foi de 15.837 unidades, enquanto no mesmo período em Portugal venderam-se apenas 704 veículos. Atualmente França tem cerca de 62 milhões de habitantes e Portugal cerca de 10 milhões; podemos assumir que o mercado português proporcionalmente seria de cerca de 2.500 unidades e não 700, como é na realidade. As razões para esta diferença prendem-se com o poder de compra - em Portugal o salário mínimo é de 760€ e em França de 1700 € - mas sobretudo, o acesso à condução dos carros sem carta é bastante mais simples em França do que é em Portugal.

 

Alguns exemplos:

  • Em França, as pessoas com mais de 50 anos não necessitam de carta para conduzir;
  • Os carros sem carta guiam-se a partir dos 14 anos;
  • Os carros sem carta podem ser conduzidos por pessoas inibidas de conduzir por perda de pontos na carta de condução B;
  • A carta AM obtém-se com uma formação teórica e prática de 8 horas nas escolas de condução e sem exames.

 

A legislação em Portugal é altamente penalizadora e restritiva para os quadriciclos ligeiros, mas privilegia alguns veículos elétricos que circulam sem regras, sem nenhuma obrigação de carta de condução e que atingem velocidades superiores às dos automóveis.